Na década de 50, cansados de viver de uma “vida faz de conta” e de um sistema conservador, jovens, boa parte deles americanos encontraram um meio para serem mais livres, liberando seu espírito liberal e underground, nasce um movimento denominado de contracultura. O movimento era composto por jovens intelectuais, artistas e escritores que viam uma nova visão política na sociedade.
Nos anos 60 com a guerra do Vietnã surge o mais conhecido e radical dos movimentos da contra cultura, os hippies se privarão do trabalho, do patriotismo e do nacionalismo, e também da estética, muitos não gostavam de banho, más isso não vem ao caso.
Foi ai que bandas de rock como Roling Stones explodiram ajudando a expanção do rock pelo mundo.
Nos anos 70, nos EUA, surge mais um movimento contracultural, o punk rock, com o slogan do faça você mesmo, jovens que não estavam satisfeitos com o sistema e que não sabiam tocar muito bem, montavam suas bandas de garagem, músicas de protesto, com berros e gritos fez despertar ódio e atitude em uma geração. EUA, Inglaterra, Alemanha, Brasil, o movimento punk se expande e até hoje as músicas influenciam muita gente.
Hoje em dia, além do punk, de alguns hippies, temos o Rap, o Hip Hop, a imprensa alternativa, a contra cultura é mais que um movimento, é uma forma de política, é uma aviso que algo está errado, algo precisa ser mudado.
Postado por Newton Carvalho
0 Response to "Contracultura, o que é isso?"
Postar um comentário
Obrigado por impor sua opinião.