Juventude enigmática (Parte I)


No período da puberdade é normal o surgimento de duvidas e curiosidade tanto em garotos quanto em garotas. A primeira e mais comum diz respeito a sexualidade:o me atrai,homens ou mulheres? Isso geralmente causa transtornos ao adolescente que se sente desconfortável para discutir o assunto em casa ou com os amigos. Muitos passam tempo demais sem descobrir sua verdadeira identidade por medo de perguntar ou buscar uma forma de saciar a curiosidade. Outro transtorno enorme diz respeito às drogas, álcool e tabagismo.


Desde a ultima década o consumo de drogas tem aumentado significantemente entre os jovens e o motivo mais aparente, do meu ponto de vista, é a curiosidade de saber o porquê é proibido, que sensação é essa que faz tão mal a saúde, mas que controla a vida de tantas pessoas? Conheci muitos jovens com os quais discuti bastante esse assunto e fiquei surpresa quando notei que todos concordaram com um comentário que fiz: “cresci ouvindo meus pais, familiares e professores dizerem que nunca deveria beber, fumar ou usar drogas, mas nunca conseguiram explicar exatamente o porque.”Quando alcancei a puberdade e passei a me tornar um livro de questões sem respostas,tive contato com adolescentes que já haviam passado ou estavam passando pelo mesmo problema que eu e passamos a dividir experiências e assim suprimos varias curiosidades e desenvolvemos uma forma mais ampla de encarar as coisas,uma delas é a certeza de nunca proibir meus futuros filhos de buscar satisfação para suas curiosidades.


Mas vamos ao que realmente interessa. Como já disse tive a oportunidade de trocar idéias com vários adolescentes a respeito de sexualidade e vícios. Percebi que aqueles que nunca usaram algum tipo de drogas ilícitas já experimentaram álcool ou tabaco e aqueles que garantem nunca ter usado nenhum dos itens acima não omitem a curiosidade e o medo trazido pelos parentes ou pessoas mais próximas. Todo adolescente deve ter liberdade suficiente para explorar o mundo em sua volta e assim poder escolher o que deseja pra sua vida, claro que sempre contando com a participação de pessoas responsáveis pela sua integridade. Não podemos deixar esse período de descobertas maravilhosas passarem sem aproveitá-lo ao máximo, pois é a partir daí que começa o longo processo de formação da personalidade que nos seguirá pelo resto da vida e influenciará as pessoas que se acharem ao nosso redor.


Puberdade é a fase mais perfeita e mais perigosa pela qual todo ser humano está sujeito a passar e é exatamente nessa fase que temos que fazer escolhas simples, mas que mudarão nossa vida para sempre. Acredito que o adolescente deve passar por ela da melhor maneira possível, discutir seus problemas com amigos, procurar sentir os prazeres desse período da melhor forma que encontrar e lembrar sempre que é dono de seu próprio mundo, mas tem que dividir um só espaço com todos os outros mundos não se fechando para opiniões ou se abrindo para o controle do sistema em que vive. Deixarei esse artigo em aberto contando com sua opinião por e-mail: jornalvozalternativa@hotmail.com ou no blog jornalalternativo. blogspot.com até a próxima!!!




Aline Barbosa e-mail: alinebs16@hotmail.com

1 Response to "Juventude enigmática (Parte I)"

  1. Josimar Junior says:
    29 de janeiro de 2010 às 22:42

    Parabens pelo blog kra ta bem da hora

    fodão mermo

    flw

    visita aê

    http://www.diarreiavideos.blogspot.com

Postar um comentário

Obrigado por impor sua opinião.

Voz Alternativa