Juventude enigmática (Parte I)


No período da puberdade é normal o surgimento de duvidas e curiosidade tanto em garotos quanto em garotas. A primeira e mais comum diz respeito a sexualidade:o me atrai,homens ou mulheres? Isso geralmente causa transtornos ao adolescente que se sente desconfortável para discutir o assunto em casa ou com os amigos. Muitos passam tempo demais sem descobrir sua verdadeira identidade por medo de perguntar ou buscar uma forma de saciar a curiosidade. Outro transtorno enorme diz respeito às drogas, álcool e tabagismo.


Desde a ultima década o consumo de drogas tem aumentado significantemente entre os jovens e o motivo mais aparente, do meu ponto de vista, é a curiosidade de saber o porquê é proibido, que sensação é essa que faz tão mal a saúde, mas que controla a vida de tantas pessoas? Conheci muitos jovens com os quais discuti bastante esse assunto e fiquei surpresa quando notei que todos concordaram com um comentário que fiz: “cresci ouvindo meus pais, familiares e professores dizerem que nunca deveria beber, fumar ou usar drogas, mas nunca conseguiram explicar exatamente o porque.”Quando alcancei a puberdade e passei a me tornar um livro de questões sem respostas,tive contato com adolescentes que já haviam passado ou estavam passando pelo mesmo problema que eu e passamos a dividir experiências e assim suprimos varias curiosidades e desenvolvemos uma forma mais ampla de encarar as coisas,uma delas é a certeza de nunca proibir meus futuros filhos de buscar satisfação para suas curiosidades.


Mas vamos ao que realmente interessa. Como já disse tive a oportunidade de trocar idéias com vários adolescentes a respeito de sexualidade e vícios. Percebi que aqueles que nunca usaram algum tipo de drogas ilícitas já experimentaram álcool ou tabaco e aqueles que garantem nunca ter usado nenhum dos itens acima não omitem a curiosidade e o medo trazido pelos parentes ou pessoas mais próximas. Todo adolescente deve ter liberdade suficiente para explorar o mundo em sua volta e assim poder escolher o que deseja pra sua vida, claro que sempre contando com a participação de pessoas responsáveis pela sua integridade. Não podemos deixar esse período de descobertas maravilhosas passarem sem aproveitá-lo ao máximo, pois é a partir daí que começa o longo processo de formação da personalidade que nos seguirá pelo resto da vida e influenciará as pessoas que se acharem ao nosso redor.


Puberdade é a fase mais perfeita e mais perigosa pela qual todo ser humano está sujeito a passar e é exatamente nessa fase que temos que fazer escolhas simples, mas que mudarão nossa vida para sempre. Acredito que o adolescente deve passar por ela da melhor maneira possível, discutir seus problemas com amigos, procurar sentir os prazeres desse período da melhor forma que encontrar e lembrar sempre que é dono de seu próprio mundo, mas tem que dividir um só espaço com todos os outros mundos não se fechando para opiniões ou se abrindo para o controle do sistema em que vive. Deixarei esse artigo em aberto contando com sua opinião por e-mail: jornalvozalternativa@hotmail.com ou no blog jornalalternativo. blogspot.com até a próxima!!!




Aline Barbosa e-mail: alinebs16@hotmail.com

Heróis sem Medalhas, e sem corpo (Parte I)




Nascido em 1946, filho do estadunidense Norman Angel Jones e da estilista brasileira Zuleika Angel Jones também conhecida como Zuzu Angel, Stuart Edgard Angel Jones foi estudante de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Stuart foi militante do MR-8( MOVIMENTO REVOLUCIONARIO 8 DE OUTUBRO), foi preso no Guarujá próximo à Avenida 28 de setembro no Rio de janeiro, em 14 de junho de 1971 pela CISA (CENTRO DE INFORMAÇÃO DA AERONAUTICA)


Após varias sessões de tortura com o corpo esfolado, relatos dizem que ele foi amarrado na traseira de um jipe da aeronáutica e arrastado pelo pátio com a boca colada no cano de escape do veiculo, o que provavelmente causo sua morte por asfixia e intoxicação por monóxido de carbono.


Os relatos sobre a morte de Stuart Angel falam que ele teria sido torturado na presença de outro preso político, Alex Polari, que através de uma carta informou a Zuzu Angel das circunstâncias da morte de Stuart.


Zuleika denunciou o assassino de Stuart ao senador Edward Kennedy, que levou o caso ao congresso dos Estados Unidos. Devido protestos feitos na potencia americana pela morte do estudante houve um súbita reforma na Aeronáutica nacional onde o Brigadeiro João Paulo Burnier e o Ministro da Aeronáutica foram afastados dos seu cargos , sendo que os mesmos eram tidos como responsáveis pela morte do estudante.


A mãe de Stuart, Zuleika foi supostamente assassinada pelo exercito devido às investigações por conta própria para desvendar o que realmente aconteceu com seu filho. Digo supostamente já que nunca encontraram provas concretas de que foi assassinada.


Consta também que sua esposa Sonia Maria Lopes de Moraes, filha do tenente-coronel, foi morta sob tortura e teve seu assassinato omitido por uma falsa pericia feita na época onde dizia ter sido vitima de um tiroteio.


Henri Lucas e-mail:enri_sk8@hotmail.com

Quem roubou nossa coragem

Sem computadores ou vídeo game para alienar completamente as suas mentes,os jovens que viveram na década de 40 a década de 80 lutavam pelos seus direitos e pelo bem da sociedade com uma motivação nunca mais vista. Uniam-se por um objetivo único e assim corriam a todo vapor em busca dele. Certo dia vi um documentário na TV que falava da quantidade de estudantes que deram suas vidas em troca do direito de votar, seus corpos nunca apareceram e a recompensa pelos seus esforços é vista hoje em ano de eleição : o cidadão vende seu voto, aquele voto que custou a vida de uma pessoa , por 10, 15  reais e se exalta com isso. É absurdo!



Temos o poder em nossas mãos. Nós, brasileiros, decidimos o queremos em nosso país mais erramos ao confundir política com politicagem. Quem vive represente na política procura um meio de resolver os problemas da população que está sob a sua responsabilidade, enquanto, quem pratica politicagem está sempre em busca de um meio de explorar a população ou corrompê-la com migalhas de seu poder.


Jovem, não desacredite da humanidade. Faça sua parte acreditando que seus filhos viveram num mundo bem melhor. Participe das decisões políticas de seu município.


Aline Barbosa e-mail: alinebs16@hotmail.com

Voz Alternativa